O CEO da Ferrari Sergio Marchionne anunciou há pouco mais de dois anos que um supercarro elétrico da Ferrari era “uma ideia quase obscena” e se orgulhou do facto de o LaFerrari não ter um modo 100% elétrico apesar de ser híbrido. Pois o tempo passou e agora a opinião de Marchionne parece ter mudado, pois o próximo Ferrari híbrido vai ter um modo 100% elétrico. Sim: um Ferrari que não "canta".
Que a Ferrari está a preparar uma nova geração de híbridos não é novidade; já faz mais de cinco anos que a marca vem trabalhando com eletricidade, primeiro foi um concept do 599 e mais tarde com o próprio LaFerrari. Agora, como vimos há algumas semanas, a Ferrari já tem um protótipo híbrido em testes fazendo uma arrancada silenciosa, que revelou mais sobre o facto de haver um Ferrari híbrida em testes do que sobre como ele se comportará. Até por que, embora não seja acessível fora das oficinas da marca italiana, o LaFerrari também tem um modo 100% elétrico que já foi exibido meio sem querer ao mundo em 2014. O novo Ferrari V8 híbrido poderia muito bem ser da mesma forma.
Mas não será. Marchionne disse à Bloomberg que o próximo Ferrari híbrido precisará de ser “mais convencional” e que o carro que está sendo testado atualmente pode “rodar silenciosamente”.
Marchionne também confirmou que os próximos modelos híbridos serão apresentados em 2019, mais exatamente no Salão de Frankfurt. Será o fim/início de uma era.