website stats
Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Bugatti Divo: um Chiron mais leve, mais rápido e mais exclusivo. Por mais de 5 Milhões de Euros.

Passou pouco mais de um mês desde que a Bugatti anunciou um novo superdesportivo, a surpresa foi geral – já? No entanto, não demorou  para ficar claro que o chamado Bugatti Divo seria, na verdade, feito com base no Chiron. Ao que a Bugatti logo anunciou, apesar disso, o novo hipercarro seria bem diferente.

Depois de lançar alguns teasers, a Bugatti finalmente apresentou o Divo. E as diferenças para o Chiron são notorias – as proporções gerais deixam bem claro o parentesco entre os dois carros. O que é compreensível: de acordo com a Bugatti, o Divo apresenta um retorno à tradição do coachbuilding – pela definição da própria marca, a arte de utilizar um chassi já existente e criar uma nova carroceria, como a própria Bugatti fazia nas décadas de 1920 e 1930. O resultado nem sempre era radicalmente diferente, mas tinham características próprias suficientes para ser considerados exclusivos, ou mesmo “únicos”. Que o diga o Bugatti Type 57 Atlantic, com  as suas várias versões.

No caso do Divo, a inspiração para o nome vem também dessa época. Albert Eugène Divo, nascido em Paris, foi um piloto que deu inicio à sua carreira em 1919 com carros da Sunbeam e da Talbot-Darracq. Só em 1928 entrou para a equipe da Bugatti, onde deixou marca: no primeiro ano venceu a Targa Florio, importante corrida de longa duração disputada em vias públicas na Europa, com o Bugatti Type 35B. E repetiu o feito no ano seguinte. Alcançou ainda o terceiro lugar nas 24 Horas de Spa.

Ao batizá-lo com o nome de um piloto importante para a sua história, a Bugatti escolheu ligar o seu novo hipercarro ao seu passado nas pistas – algo que nunca tinhaa sido feito desde que a marca foi comprada pela Volkswagen, em 1998. A Bugatti, que nem sequer mencionava tempos de volta, declarou que o Divo é oito segundos mais rápido que o Chiron na pista de Nardò (não no traçado circular, onde costumam ser realizados testes de velocidade máxima). Dito isto, os tempos em si não foram divulgados – nem do Chiron, nem do Divo.

Um ponto importante: o bloco do Bugatti Divo é exatamente o mesmo do Chiron. Isto quer dizer que o hipercarro tem o mesmo motor W16 de oito litros com quatro turbos, 1.500 cv a 6.700 rpm; e a mesma caixa de velocidades com dupla embraiagem de sete velocidades com tração integral. 

O Divo vai ter uma produção de 40 unidades, estando já todas esgotadas. O valor de cada é de 5.8 Milhões de dollars, um pouco mais de 5 Milhões de Euros. 

loading...